Ferramentas da Qualidade para a Saúde

Quando falamos de ferramentas da qualidade, um ponto importante é saber quando devemos utilizá-las nos processos relacionados a saúde e segurança dos pacientes.

Neste artigo, reforçamos a utilidade da aplicação de algumas ferramentas da qualidade e como elas podem ajudar as organizações na melhoria ou solução de problemas na prestação dos serviços em saúde.

1) Ciclo PDCA

 Iniciamos pelo ciclo PDCA – Planejar (Plan); Executar (Do); Verificar (Check) e Agir (Act) ou também conhecido como ciclo de Deming ou da Melhoria Contínua. O PDCA serve como orientador e organiza o uso das demais ferramentas de maneira lógica no melhor momento de uso de cada uma delas.

2) Brainstorming

O Brainstorming ou tempestade de ideias é uma ferramenta que tem como objetivo gerar ideias e opiniões criativas, de forma organizada, sobre os problemas ou suas possíveis soluções, para que ao final seja alcançada a melhor opção como resultado do trabalho da equipe. Alguns passos importantes devem ser seguidos:

  • Mantenha-se focado nas causas-raiz.
  • Ouça a todos da equipe.
  • Concentre o esforço na quantidade e não na qualidade das ideias geradas.
  • Nunca critique ideias, mesmo que pareçam absurdas.
  • Ceda a vez quando for o caso.
  • Escreva todas as ideias, com as palavras do participante.
  • Aproveite ideias anteriores.
  • Após a geração de um grande número de ideias, antes da análise, reescreva com o grupo as ideias que forem consideradas viáveis.

Um exemplo, pode ser o levantamento de ideias para melhorar a mobilidade dos pacientes no pronto atendimento, exemplos:

1) Construção de rampas
2) Enfermeiro para auxiliar na locomoção
3) Fila diferencial para estes pacientes
4) Disponibilizar cadeira de rodas
5) Mudar layout, etc


3) 5W2H

É uma ferramenta utilizada para descrever um problema ou planejar a implementação de solução por meio da resposta às seguintes perguntas:

  • O que: qual é o problema?
  • Por quê: por que é um problema?
  • Quem: com quem ocorre o problema?
  • Quando: quando o problema ocorre?
  • Onde: onde ocorre o problema?
  • Como: como o problema ocorre?
  • Quanto: quanto ocorre?

Um exemplo de aplicação pode ser a descrição de uma falha na identificação dos pacientes, na central de diagnósticos:

  • O que: paciente sem identificação.
  • Por quê: atrasa o fluxo de atendimento.
  • Quem: pacientes de diagnóstico de imagens.
  • Quando: início de atendimento entre 6:00 e 7:00hs.
  • Onde: na triagem.
  • Como: paciente sem pulseira.
  • Quanto: cerca de 5% dos atendimentos

4) Ishikawa

O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama causa e efeito, espinha de peixe ou 6M, correlaciona uma característica de qualidade (efeito) e os seus fatores de influência (causas), associadas à: Mão de Obra, Material, Máquina, Método, Medição e Meio Ambiente. Tem o objetivo de mostrar com clareza e em diversos níveis de detalhamento quais são as causas que contribuem para o surgimento de um determinado efeito.

Um exemplo de aplicação, pode ser a análise de causas de demora na consulta médica:

  • Mão de Obra: mudança de médico responsável; 2. mobilidade do paciente.
  • Material: falta de insumos para exame; 2. falta de medicamentos.
  • Máquina: equipamentos de triagem quebrados.
  • Método: demora na entrega dos exames; 2. pulou a senha do paciente.
  • Meio Ambiente: salas de triagem em número insuficiente.
  • Medição: excesso de distribuição de senhas.

5) Fluxograma

É uma representação gráfica que descreve e mapeia as diversas etapas de um processo, apresentando a sequência lógica e uma visão integrada do fluxo do processo técnico, administrativo ou gerencial, possibilitando a análise de eventuais falhas e oportunidades de melhoria do processo. Tem como finalidade identificar a sequência real versus a ideal da prestação de um serviço. Além da sequência, pode demonstrar o que é realizado em cada etapa, as decisões que dever ser tomadas e as pessoas envolvidas.

Utiliza símbolos padronizados para identificar as diferentes etapas em um processo, como por exemplo:

Estes são alguns exemplos de ferramentas da qualidade e algumas de suas aplicações na área da saúde. Quer saber mais? Nossa equipe experiente de consultores pode ajudar sua instituição a melhorar seus processos através destas e de outras soluções. Consulte nosso site e fique por dentro das novidades!