Porque buscar uma consultoria para implementar os padrões ONA na sua instituição de saúde?
Nunca foi tão importante para as instituições de saúde buscar a melhoria da segurança de seus pacientes e melhores resultados assistenciais, neste momento onde todas as atenções estão voltadas para a gestão adequada dos recursos necessários para enfrentar a crise sanitária enfrentada por todo o país.
O que é a acreditação ONA e quais os benefícios para as Instituições de saúde?
Segundo a ONA (Organização Nacional de Acreditação), a acreditação ONA é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para que uma instituição seja acreditada é necessário que ela atenda aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
A acreditação ONA pode ser realizada em três níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.
Os três níveis são:
- Nível 1 – Acreditado
- Nível 2 – Acreditado Pleno
- Nível 3 – Acreditado com Excelência
Tudo isso acontece seguindo alguns passos importantes para sua implementação como:
- Diagnostico interno.
- Implantação de melhorias.
- Avaliação do avanço.
- Diagnóstico externo.
- Nova Implantação de melhorias.
- Avaliação para a acreditação.
Benefícios da implementação do padrão ONA:
1) Qualidade e segurança do paciente: melhoria contínua da segurança do paciente e dos resultados assistenciais.
2) Redução de custos: com a implementação da ONA a organização passa a operar com foco na redução de falhas e desperdícios, reduzindo assim perdas e retrabalho.
3) Melhor Integração e controle entre áreas e processos: a partir da implementação da ONA todas as áreas da organização passam a operar com uma visão geral dos processos, permitindo um trabalho mais integrado e controlado, com foco nos resultados da organização.
4) Credibilidade e visibilidade: com a acreditação ONA a organização passa a ter uma maior credibilidade de médicos e pacientes, passando a ser reconhecida pela sua excelência em qualidade, passando a ter um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.
5) Vantagens competitivas: a organização tem tratamento preferencial e diferenciado, quando da assinatura de contratos e oportunidades de faixas maiores de reajustes dos serviços, dependendo dos seus resultados em qualidade.
Como uma consultoria pode ajudar neste processo?
Neste processo, tão importante quanto implementar padrões de qualidade e segurança na prestação de serviços de saúde é fazer isto da maneira mais rápida, eficaz e sustentável.
Neste contexto é importante contar com a parceria de uma consultoria que pode disponibilizar uma equipe experiente e ágil para facilitar o processo de transformação da instituição para absorver e implementar os novos padrões necessários.
Uma parceria com uma consultoria pode auxiliar em diversos aspectos na implementação dos padrões ONA de uma instituição de saúde:
Provisão de recursos: a partir do diagnóstico uma consultoria auxilia a alta direção a planejar a necessidade de recursos para a implementação do projeto, considerando prazo de finalização do projeto, investimentos em infraestrutura e custos com a organização acreditadora. Além disso através de reportes periódicos do andamento do projeto para a alta direção, a consultoria garante que os prazos, resultados e custos estão dentro do planejado.
Gestão do projeto: uma consultoria coordena o projeto junto as equipes internas mantendo uma conexão direta com a alta direção, de forma a evitar ruídos na comunicação, ter maior transparência e dessa forma possibilitar fazer as ações necessária rapidamente.
Gestão de equipes: a imparcialidade de uma consultoria facilita o processo de integração das áreas chaves da instituição, como por exemplo assistencial, técnica, administrativa, de gestão e de direção, auxiliando na convergência e adaptação das equipes aos novos padrões.
Aporte Técnico: uma consultoria através de seus especialistas propicia a todos os stakeholders envolvidos, o conhecimento aprofundado do processo de mudança, seus benefícios e a importância de aplicar os novos padrões no seu dia-a-dia.
Capacitação: novas práticas exigem domínio de novos conhecimentos, ferramentas e técnicas. Uma consultoria vai identificar e executar os treinamentos para o pessoal chave da organização nas ferramentas da qualidade, práticas de gerenciamento de risco, melhoria contínua, liderança, estratégia etc.
Interface cliente-fornecedor: uma consultoria especializada na gestão da cadeia de fornecedores de produtos e serviços garante o processo de integração e sustentabilidade dos diversos parceiros externos às novas práticas adotadas pela instituição
Suporte para acreditação: uma consultoria dará todo o suporte necessário para o processo de acreditação, junto as entidades acreditadoras, desde a orientação para contratação até a conclusão do processo de avaliação.
Nós do Setec Healthcare temos toda a estrutura e profissionais especializados para oferecer aos nossos clientes a melhor opção em consultoria e treinamento para a implementação dos padrões ONA e de outras soluções na área de gestão e produtividade para o setor de saúde.
Co-Autora:
Marcela Viviane Pinto e SilvaConsultora da Setec Healthcare, especialista em gestão, auditoria, aplicação da metodologia ONA na avaliação e acreditação de instituições públicas e privadas de saúde. Pós Graduada em Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde, com experiência de 23 anos, atuando em diferentes instituições, tanto na assistência quanto na área administrativa, com auditorias, consultorias, gerenciamento, coordenação e avaliações para certificação ONA, como também para acreditações internacionais.